segunda-feira, 27 de abril de 2009

PSocrates®



O PSocratismo nos seus altos e baixos tem um estilo governativo muito próprio, em que algumas características são facilmente apontáveis…
Agora… Nesta notícia estão presentes quatro das características mais proeminentes do PSocratismo [uma outra].





Senão vejamos:

1ª – “A decisão ponderada” – Primeiro decide-se o que fazer, e depois ouvem-se os peritos.

2ª – “A pressa inconsequente” – “…para que a escolaridade obrigatória de 12 anos se concretize depressa…”.

3ª – “O eleitoralismo latente” – O timing da medida (a esta podem juntar-se muitas outras pérolas).

4ª – “A deturpação da realidade” – “Nestes últimos anos foram tomadas várias medidas que explicam este avanço em termos de escolarização”


Go PSócrates 2009 "Because I Can" e já agora, porque não:

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril

· O filme do golpe de Estado - No regimento de Engenharia 1 da Pontinha, Otelo, Jaime Neves e Garcia dos Santos ultimam os preparativos para a instalação do posto de comando do previsto golpe de Estado (23 Abril).

[Plano Geral das Operações de Otelo Saraiva de Carvalho: 1; 2; 3.]

· Tomás inicia, às 22 horas do dia 24 de Abril, a última visita oficial, à Feira das Indústrias. · Às 22 horas e 55 minutos transmite-se a senha para o desencadear do movimento através dos Emissores Associados de Lisboa: a canção de Paulo de Carvalho E depois do adeus.


· Às 0 horas e 25 minutos, a Rádio Renascença emite a canção de José Afonso Grândola Vila Morena, senha confirmadora do movimento,

· Às 0 horas e 25 minutos começam as movimentações das forças revoltosas.

· Às 3 horas, ocupação do Rádio Clube Português, da RTP, da Emissora Nacional, do Aeroporto de Lisboa, do Comando da Região Militar de Lisboa, do Quartel Mestre General e da Rádio Marconi, por forças do Batalhão de Caçadores 5 e da Escola Prática de Administração Militar, do Lumiar.

· Às 4 horas e 30 minutos, o Rádio Clube Português emite o primeiro comunicado do MFA, a partir do Posto de Comando, situado na Pontinha.

· Às 5 horas e 30 minutos chegam ao Terreiro do Paço os blindados da Escola Prática de Cavalaria de Santarém comandados pelo capitão Salgueiro Maia, começando a ocupação dos ministérios. À mesma hora, outras tropas aderentes ao movimento, vindas de Vendas Novas e Estremoz, ocupam posições junto ao Monumento do Cristo Rei, em Almada.




· Às 7 horas e 30 minutos, novo comunicado do MFA, explica que o movimento visa a libertação do País do regime que há longo tempo o domina.
· Às 8 horas, uma coluna do regimento de Cavalaria 7, da Ajuda, vai para a zona do Cais do Sodré, a fim de fazer render as forças revoltosas. Retiram-se às 10 horas da manhã.
· Às 11 horas, forças revoltosas comandadas por Salgueiro Maia chegam ao Largo do Carmo e são logo fechadas as portas do quartel da GNR, onde, de forma absurda, se refugiara Marcelo Caetano.

· Às 15 horas, são disparados os primeiros tiros sobre o quartel, por não ter havido resposta ao ultimato de rendição.
· Às 15 horas e 30 minutos começa a movimentação de intermediários entre Marcelo e Spínola, visando a entrega do poder. Destaca-se o secretário de Estado da informação e turismo, Pedro Pinto, bem como os seus colaboradores Feytor Pinto e Nuno Távora.
· Às 16 horas, Salgueiro Maia entra no quartel e conversa com Marcelo Caetano.
· Às 18 horas o general Spínola chega ao quartel do Carmo.
· Às 19 horas e 30 minutos, Marcelo Caetano e os ministros que o acompanham são metidos dentro de uma Chaimite e conduzidos ao quartel da Pontinha.
· Os regimes, em Portugal, caem de podre porque, muitas vezes, ultrapassam todos os prazos de validade que lhe garantiam autenticidade. Só que a apatia e o indiferentismo, gerados pelas manobras da elite no poder, lançam o colectivo numa inércia cobarde, inversamente proporcional ao activismo do oposicionistas, cujo vanguardismo, marginal face à opinião pública, resulta, precisamente, da frustação de não se sentirem, entre ela, como peixe na àgua.
· Com data desse dia, são emitidos vários diplomas destituindo o Presidente da República e o Presidente do Conselho de Ministros, dissolvendo a Assembleia Nacional e o Conselho de Estado, exonerando os governadores civis, extinguindo a DGS, a Legião Portuguesa e a Acção Nacional Popular.
· No dia 26 de Abril, à 1 hora e 30 minutos é lida, através de um directo da RTP, a proclamação da JSN. Esta e os dirigentes do MFA instalam-se na Cova da Moura, onde, até então, funcionava o Secretariado da Defesa Nacional.
· Às 7 horas e 30 minutos sai do aeroporto de Lisboa um avião com destino à Madeira, para onde seguem Américo Tomás, Marcelo Caetano, Silva Cunha e César Moreira Baptista.

· Há várias manifestações de apoio ao MFA e é intensa a perseguição a agentes da DGS. Amnistiados crimes políticos. O entusiasmo adesivo leva a que uma anedota considere que afinal só havia quatro fascistas em Portugal: os líderes desterrados para a ilha da Madeira.

[Fonte: Tradição e Revolução, Uma biografia do Portugal Político do século XIX ao XXI, Volume II, por José Adelino Maltez]

Afinal, ficaram os não fascistas...

O Presidente da República, António de Spínola com os membros do I Governo Provisório, após tomada de posse do elenco ministerial.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Isto é que é Política




Registo:
Presidente do PSD... a estrela de um filme da JS.


Ver aqui:






Dos defensores dos Direitos Humanos

Agora que Obama tem que lidar com o grande legado Bush de tortura, digno de uma China [etc], surgem umas coisinhas que se não fossem graves, seriam até engraçadas.
Viva os Direitos Humanos

Ano eleitoral é assim


O PSD avança com o seu projecto de lei que criminaliza o enriquecimento ilícito



[do qual Rui Rio demarca-se… atitude que já provoca reboliço nas hostes laranjas... muito embora…
Quanto à substância das questões, Rui Rio [note-se, o vice-presidente social-democrata] não conhece a proposta do partido, quanto ao significado político quer dizer uma demarcação em relação à orientação oficial do partido. Mais do que isto é já especulação» O Professor
Enfim…]



Muito interessante, esta recente corrida ao combate à corrupção e aos abusos de alguns em ano eleitoral, especialmente vindo do PSD [simplesmente por ser o PSD de sempre] e do PS [que durante a maior parte da sua governação, empurra para o lado o “combate”, e criou um fantoche “tapa olhos” de prevenção].
Das duas uma, ou é chumbado por pormenores [importantes sem dúvida] e nada, ou chumba e é feita uma legislação à pressa [PSocrates®], que funciona mal e não atinge o objectivo.
São só mais uns tempos a brincar ao quem defende mais o pequenino, e depois volta ao normal.
Nem sei porquê todo este alarido, a corrupção em Portugal… não existe.

EP = Energia Positiva

Nas noites dos dias 3 e 4 de Abril elementos da EP - Estradas de Portugal, SA, terão sido vistos a remover 22 sinais de trânsito (proibição de circulação a veículos transportando mercadorias perigosas) que haviam sido colocados pela autarquia de Santiago do Cacém em Março.” Público

Então a EP passou de "não ver inconveniente no condicionamento de trânsito de veículos de mercadorias perigosas”, para remover os sinais de trânsito que proibiam a circulação no interior do conselho, o que é fantástico, e com certeza nada teve a haver com o facto da GALP se recusar a aceitar tal proibição. Certo é que a última coisa que pode acontecer, é a GALP [única empresa a se recusar a aceitar tal proibição] perder competitividade em relação às outras empresas, até porque o dinheiro que a referida empresa roub… … cobrou aos automobilistas durante a crise petrolífera, pode não dar para cobrir a tal perda.

Vendo bem, a GALP e a EP é que têm razão… Desde quando é que em Portugal a população manda mais do que um grande grupo económico?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Processar, não processar. Qual a questão?

"Manuela Moura Guedes vai avançar com um processo judicial contra José Sócrates, revelou a jornalista ao PÚBLICO. José Sócrates fez, na entrevista à RTP, várias referências negativas Jornal Nacional de sexta-feira da TVI, apresentado pela subdirectora do canal, que a jornalista considerou “injuriosas”."

Declarações do PM:
"Vocês não vêem o telejornal da TVI à sexta-feira? Aquilo é uma caça ao homem, é um espaço noticioso feito por ataque pessoal movido por ódio!" é "um telejornal travestido".

Não sou espectador assíduo do referido telejornal [a não ser quando estou virado para uma boa comédia], mais ainda… rigor, seriedade, etc, seriam as últimas palavras que me ocorreriam ao descrever tal programa noticioso e [já agora] tal jornalista… [não me processe sff…], porém não vi com bons olhos a maneira como Sócrates criticou ambos, até porque trata-se do “nosso” Primeiro Ministro a descer a níveis impróprios [nada que não estejamos habituados].
De qualquer maneira penso que processá-lo, para além de ser o mesmo que faz o nosso autoritário e obtuso PM [não me processe sff…], é simplesmente… triste…

Mariano não é gago quando deve (2)

Lê-se no Público de hoje:
"Mariano Gago garante que a crise está a passar ao lado dos estudantes do ensino superior"
Problemas? Nenhuns... já aqui, os problemas também eram inexistentes.
Na verdade, o título da notícia é a única coisa que me incomoda... recomendo:
"Realidade portuguesa passa ao lado do Governo"

terça-feira, 21 de abril de 2009

Debate com D grande!


Prós e Contras e um belo d’um debate pré-legislati… quero dizer… europeias.
Mais uma vez tivemos a oportunidade de apreciar a verdadeira garra da política portuguesa… Insultos, meias palavras, interrupções, acusações, risos cínicos, quartos de verdades, vitimizações, e dramas eleitorais.


Verdadeiro orgulho, foi o que senti ao ver aqueles que se propõem a representar os portugueses na União Europeia, esgrimir com tanta… … graciosidade, os argumentos e as propostas que suportam as suas candidaturas.
Não notaram? Certamente que o espectador mais atento conseguiu ver além, dos comentários jocosos, das acusações, e das alusões ao passado. O Debate não foi centralizado nas “morais de pacotilha”, nos “Se julga que me assusta com esse ar de … errr… militante… errr…”, nos “4 contra um” [coitadinho!], nas faltas de elegância, nos papelinhos e papelotes cheios de gráficos e frases em destaque, prontinhos para uma mútua agressão.


Quero deixar uma palavra de apreço à candidata Ilda Figueiredo, pois é um prazer ver alguém que sabe estar e debater verdadeiramente os assuntos. Sim… interromper, interromper e interromper, ao mesmo tempo que reclamamos “tempo de antena” é a melhor forma de se fazer ouvir. Não é nada que não esteja habituado, dado que de quando em vez assisto ao programa Euro deputados da RTP 2, e o espectáculo é o mesmo. Verdade seja dita que o comportamento dos restantes não foi melhor, com a excepção de Miguel Portas, que se manteve “composto” do princípio ao fim [honra lhe seja feita]. Comentáriozinhos à boca pequena, uns a falar por cima dos outros, tanta foi a confusão, que a certa altura pensei: “olha que me enganei e estou a ver o CircoTV [nome carinhoso para a ARTV]”.


Após mais ou menos três quartos de debate concentrado na política nacional, e nas intrigas politiqueiras, não consigo pensar em melhor forma para motivar os portugueses a votar numas eleições que já são consideradas, secundaríssimas…
Uma coisa posso garantir… Fiquei cá com uma vontade de ir votar nas Europeias…