"Peço desculpa aos senhores professores por ter provocado tanta desmotivação, mas é do interesse dos pais, dos alunos e das escolas.(...) Espero que possam beneficiar desta disponibilidade dos professores para estarem mais tempo nas escolas", afirmou a ministra. "Precisava ou não o país de fazer alterações às reformas de todos os funcionários públicos? Precisava ou não o país destas horas de trabalho dos professores?" Público
Nem sei que comentários fazer perante tais declarações, aliás, duvido inclusivamente que a Sra. Ministra da (Des)educação saiba o que significa “disponibilidade”, “manifestação com 120.000 pessoas” ou “desmotivação”. Mas, não seja por isso, passo a explicar
- Disponibilidade - pressupõe boa vontade, voluntarismo. O que não é propriamente o caso pois os professores, neste momento, se ficam na escola mais horas é porque são obrigados.
- Manifestação com 120.000 pessoas – algo está muito errado pois, caso contrário, não vinham tantos professores “passear” da Praça do Comércio ao Marques de Pombal a passo de procissão, num dia em que estavam 12ºC, a gritarem frases de indignação.
- Desmotivação – neste caso particular a palavra que a dita cuja deveria ter proferido seria “revolta” ou “descontentamento”. Todos os professores continuam com a mesma motivação de fazer com que os seus alunos cheguem ao fim do ano lectivo com os objectivos cumpridos .
Já que a minha voz, aliás, a minha escrita não se faz ler talvez a ministra em causa possa ter em conta as palavras ditas pelo seu colega (ou não) de partido Manuel Alegre: ”não tenho mais paciência para suportar o quero posso e mando, a ideia que se pode ter toda a razão contra tudo e contra todos. Isto não é suportável…”Ninguém põe em causa a necessidade de avaliação, mas penso que se está a cometer um erro estratégico, porque não se pode governar para as estatísticas…”
1 comentário:
«...palavras ditas pelo seu colega (ou não) de partido Manuel»
Colega de partido não são porque a srª Ministra não milita no PS ao contrário de MA, apesar de ambos viverem dele.
Enviar um comentário