terça-feira, 21 de abril de 2009

Debate com D grande!


Prós e Contras e um belo d’um debate pré-legislati… quero dizer… europeias.
Mais uma vez tivemos a oportunidade de apreciar a verdadeira garra da política portuguesa… Insultos, meias palavras, interrupções, acusações, risos cínicos, quartos de verdades, vitimizações, e dramas eleitorais.


Verdadeiro orgulho, foi o que senti ao ver aqueles que se propõem a representar os portugueses na União Europeia, esgrimir com tanta… … graciosidade, os argumentos e as propostas que suportam as suas candidaturas.
Não notaram? Certamente que o espectador mais atento conseguiu ver além, dos comentários jocosos, das acusações, e das alusões ao passado. O Debate não foi centralizado nas “morais de pacotilha”, nos “Se julga que me assusta com esse ar de … errr… militante… errr…”, nos “4 contra um” [coitadinho!], nas faltas de elegância, nos papelinhos e papelotes cheios de gráficos e frases em destaque, prontinhos para uma mútua agressão.


Quero deixar uma palavra de apreço à candidata Ilda Figueiredo, pois é um prazer ver alguém que sabe estar e debater verdadeiramente os assuntos. Sim… interromper, interromper e interromper, ao mesmo tempo que reclamamos “tempo de antena” é a melhor forma de se fazer ouvir. Não é nada que não esteja habituado, dado que de quando em vez assisto ao programa Euro deputados da RTP 2, e o espectáculo é o mesmo. Verdade seja dita que o comportamento dos restantes não foi melhor, com a excepção de Miguel Portas, que se manteve “composto” do princípio ao fim [honra lhe seja feita]. Comentáriozinhos à boca pequena, uns a falar por cima dos outros, tanta foi a confusão, que a certa altura pensei: “olha que me enganei e estou a ver o CircoTV [nome carinhoso para a ARTV]”.


Após mais ou menos três quartos de debate concentrado na política nacional, e nas intrigas politiqueiras, não consigo pensar em melhor forma para motivar os portugueses a votar numas eleições que já são consideradas, secundaríssimas…
Uma coisa posso garantir… Fiquei cá com uma vontade de ir votar nas Europeias…

Sem comentários: