sexta-feira, 14 de maio de 2010

Austeridade

Com Fátima em pano de fundo, uma vitória no mundo do Futebol, Sócrates e Coelho juntam-se para nos cantar um Fado.

Passos Coelho um homem contra a subida de impostos, que não tinha problema em dizer que o PEC não era o dele [durante a disputa interna do PSD], agora junta-se à festa do apertão do cinto com um PEC que já é o dele. Afinal Passos Coelho é só mais um… ao menos pede desculpa, já não está malíssimo… está mal. Junta-se com Sócrates em reverência à U.E. e ao rol de medidas aceites [ou convenientes].

Do governo o que se esperava. Depois de uma crise que não era e apareceu oficialmente de um momento para o outro, depois de um défice que oficialmente disparou de repente não se sabe de onde, temos uma subida vertiginosa de impostos que há coisa de duas semanas era um mito oficial. Tantos inesperados que já nem sei se é propaganda ou pura incompetência.

Uma “Blitzkrieg” ao rendimento e ao consumo. Lá se foi a Coca-Cola e a Pepsi, Cola marca Dia ou Cola marca E, são agora as opções. Com ataque aos mais fáceis alvos da despesa, e programas de venda da prata*, esperam o governo e aliado criar o milagre do défice. A custo do crescimento, e do deteriorar de uma situação socioeconómica dos portugueses que já de si se afigurava insustentável. Façam um TGV, um aeroporto, construa-se uma estação espacial, vamos rivalizar com a NASA. Os portugueses não se importam. Beber a tal Cola Dia já teve dias melhores… água faz bem, e com pão faz uma açorda. Mas os políticos e gestores públicos [“impostos especiais” do imposto especial à parte] juntam-se ao esforço colectivo. Cavaco, por exemplo, passa de 7416 para 7.045 euros, Sócrates de 6.150 para 5.842 euros, e Teixeira dos Santos de 4820 para 4579 euros. Pois é uma pena. Houvesse um 14º mês os portugueses juntavam-se para corrigir esta injustiça.

Não se ataque a verdadeira despesa, ou antes as várias despensazitas do Estado que compõem o horrífico cenário da despesa pública. Nada de novo. Só o mesmo diagnóstico para os mesmos problemas.



*Plano de privatizações.
[Imagem retirada de apatadogaspar.blogspot]

Sem comentários: