quarta-feira, 14 de maio de 2008

Faz o que eu digo, não faças o que faço…


Sócrates, Manuel Pinho e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar a bordo do avião que os levou para a Venezuela. Aparentemente a situação também acontece nos voos da Presidência, isto apesar de Cavaco não fumar.
Ao que foi uma clara violação das regras, acresce o facto de esta violação ter sido feita por quem foi. Não acho que o primeiro-ministro tenha que ser o baluarte do bom exemplo, no entanto violar uma regra por causa de dois ou três cigarrinhos numas horas de voo, traz os standards de cumprimento bem cá para baixo. Atrever-me-ia a dizer que para quem exibe uma postura autoritária em relação a certas e determinadas coisas a carapuça assenta bem, pois por via de regra o demasiado autoritarismo é uma compensação de outras… hum… falhas… e também costuma ser característica de quem acha que está por cima das regras, embora nunca o assuma.

Bonito, bonito, foi António Monteiro (porta-voz da TAP) vir classificar a situação como normal, dado que "o cliente que freta um avião pode ter regras diferentes das da companhia". Eu tinha a ideia que, pelo menos de há uns cinco anos para cá, as regras de voo internacionais – destaco o Internacionais – não permitirem voos de fumadores. Já para não falar das normas nacionais e da companhia em causa. Agora, pior do que Sócrates ter fumado, foi a não atitude do comandante. Parece que estou a ver a conversa:
- Ó Comandante os tipos do Governo estão a fumar lá atrás…
- Não podemos fazer nada, o gajo é primeiro-ministro…
Por mim é no blog Lobi, que encontramos o que deveria ter sido dito pelo comandante:
- “Olha Sócrates… queres fumar, vais fumar na rua, que eu abro-te a porta. Resolvo o problema neste voo e no país.”

Sem comentários: