segunda-feira, 5 de abril de 2010

Submerso

Quase mil milhões de euros empatados em dois submarinos [cortesia do Governo PSD\CDS-PP] cuja necessidade é no mínimo questionável. A meio da história, “consultadorias estratégicas” [versão corrupta] e contrapartidas descompensadas. Durão Barroso “não teve qualquer intervenção directa ou pessoal”, e Paulo Portas tomou a sua decisão “com base em seis critérios definidos, em 1998, por um Governo do PS de António Guterres.” Nenhum deles teve reuniões com o cônsul implicado na acção judicial. Milhões em luvas e a coisa passava na mesma… que coisa…

Jurgen Adolf que já tem 15 anos como cônsul honorário de Portugal em Munique, não coleccionava simpatias por entre os residentes portugueses. Mais de 500 deles subscreveram um abaixo-assinado exigindo a sua substituição, acusando-o de “aproveitamento pessoal” do cargo. O cônsul honorário soube pela imprensa que foi suspenso e repudia as suspeitas que recaem sobre ele.

A criação de uma possível comissão de inquérito sobre as contrapartidas fica congelada pois não reúne adeptos suficientes e porque Jaime Gama, é contra a multiplicação de comissões de inquérito. [já há duas: Magalhães; Compra da TVI]. Ainda sobre essas contrapartidas fica na mão do governo o uso da alguma margem de manobra providênciada pelas acusações de corrupção para uma possível renegociação.

Sem comentários: