quarta-feira, 2 de julho de 2008

Como foi Manela na TV(I)?


Por volta das nove horas, lembrei-me… a Manela. Não sei quanto da entrevista perdi, mas acho que apanhei o grosso da “coisa”. Notei uma Manela mais solta. Tendo em conta a entrevista, penso que ainda irei ler, que Manela disse pouco ou que Manela disse nada. Só que eu penso que Manela disse muito e disse bem… Parece incrível, não é?

Apanhei-a, a “cascar” no autoritarismo do actual governo. Poderá autoritarismo, ser um tanto ou quanto exagerado? Talvez… Porém disciplina e rigidez aplicam-se. Talvez em demasia, restringindo a livre actuação; limitando a visão global dos problemas, condicionando assim os “medicamentos” a utilizar. A ideia de Manela era essa… parece-me.

Passamos ao endividamento. O país está hipotecado… Para onde vai? Poderemos comportar o ónus de tais obras? Responde Manela a Mário Lino. O Governo é que tem de dar explicações, não a oposição. Nós é que temos que responder perante o povo? Expliquem-se as obras públicas… Qual a relação custo\beneficio? Não estaria o dinheiro, melhor aplicado noutras áreas?

Reconheço mérito ao governo, por ter seguido uma política de combate ao défice… Disse. Manuela socrática? Manuela realista ou Manela sem medo de enfrentar a realidade. Sim o défice é importante. E agora? Quantos são? Mas… Falhou, algures…o Governo. Ahhhh… Manela social \ económica… A economia melhora com o social, mas um social controlado. Não podemos nos esquecer que a Sr.ª Estado, mete-se só onde é preciso, pois só é necessário criarem-se as condições para. É esse o trabalho do Governo.

Estão resolvidas as contas… Como quem diz… estão reduzidas, é verdade. Mas fez-se pouco. Temos que fazer mais… A “coisa” só deu para o torto [digo eu], quando vieram à baila os homossexuais. Sim, liberdade individual e isso… mas o estatuto não pode ser o mesmo de um casal hetero… procriação e não sei quê… [pois…]

Bloco central? Não… pelo menos no exterior, não. Porque na prática é a mesma coisa, com uma face nova. Talvez até, com uma maneira diferente de abordar a mesma coisa [o que pode mudar mais do que parece à primeira vista]. Não obstante, uma das muitas faces de um bloco central – que mesmo nunca admitido – existente.

Na verdade, pouca coisa foi acrescentada. Exceptuando a atitude… mais activa. Isso não quer dizer que seja mau. Contenção enquadra-se na estratégia que tem sido seguida pela Manela. Expor-se demasiado, demasiado cedo, não é benéfico nesta altura do campeonato, especialmente tratando-se de Manela. Melhor é apanhar Sócrates no ressalto, deixá-lo cozer em lume brando. Sócrates está a ser agredido… deixá-lo.

O problema é que isso não dura para sempre. Os ânimos acalmam… O governo reage [como já está a fazer há algum tempo]. Manela tem que sair na altura certa, para poder apanhar “a fruta verdinha”, quase madura, pois acontece que confrontos prolongados tenderiam para o lado socialista.
Falta agora é ver qual o impacto nos média. Os Homossexuais podem sair caro... veremos.

Agora, veremos Sócrates também…

Sem comentários: