terça-feira, 12 de maio de 2009

Prós e Contras, Versão relâmpago

Aqui vai o contributo do Politikae para as Europeias. Uma versão relâmpago do debate, para aqueles que estiveram… errr… digamos ocupados.

 

POUS – Devemos proibir os despedimentos… Fátima: proibir as empresas de ir à falência? Exacto… [Claro… duh!]

PSD - O governo isto, o governo aquilo… parque escolar, etc.

PS – O governo e o pacote … Fátima: mas e a União Europeia? … sim... mas em Portugal a resposta (do governo) foi virtuosa… [EU..RO..PA.. Chiça!]Adicionar imagem

PCP – A U.E. não esta a encarar a crise como devia… para o emprego limitou-se a fazer uma mini-reunião… Fátima: propostas? A U.E. devia ter feito um plano de desemprego…  aumentar os salários e as reformas para dinamizar o poder de compra e as PME’s.

CDS-PP – O Estado não cria empregos [só para não haver cá enganos]… cria condições… máximo aproveitamento dos dinheiros europeus (que o governo não faz)… devolução mensal do IVA… compensação de créditos … revisão  do rendimento social de inserção.. baixa do pagamento por conta e especial por conta… aumento dos benefícios fiscais para as empresas e pessoas.

BE- Temos que pegar no que já é um problema… temos preços europeus e salários portugueses…  uma empresa com lucros não pode despedir… mudar a politica de crédito… o Estado pode usar a CGD  (baixar custos de produção por via de crédito)… alterar a politica de Barroso [entenda-se comissão europeia].

MEP – Pobres, mais pobres… bla, bla Kennedy… não perguntem o que a U.E. pode dar, mas o que nós podemos fazer uns pelos outros … a realidade portuguesa má … doces da avó… empresas… massacradas… Vale do Ave… Esperança…

PCTP/MRPP – Começa-se o debate pelas consequências e deixam-se de fora as causas… o desemprego… fico por aqui [coisa e tal… tenho dito…]

PPM – Pergunto: Já alguma vez estiveram desempregados? [LOL] Burocracia…  maus centros de emprego… deixar de tratar os desempregados como se tivessem uma doença…  Portugal é o mais rico da Europa [epa…perdi-me] … energias alternativas do futuro [ahhhhh!… não percebi] as pessoas não entendem [pois!!!]… mas os italianos têm mais [afinal… quem é o mais rico?]… o PPM  isto e aquilo, PPM… Obama [se é Obama é bom]… O PPM.

PH- Não bastam medidas avulsas, para esta crise estrutural… temos que dar uma direcção … qualificar as pessoas … acabar com a usura… dar outra participação aos trabalhadores … centrar os direitos fundamentais como prioridades políticas.

 

MMS – Disponibilizar os recursos… estava agora a ver o orçamento da U.E. [enquanto os outros falavam]... Trabalhar em todas as frentes … no crescimento do consumo privado… Portugal não é o mais rico… mas é o maior… por causa do mar… investir a longo termo.

PNR – A crise é internacional, mas Portugal já estava em crise… o bloco central tem desperdiçado recursos… subsidio dependência… a solução é combater no seio da U.E.  por uma Europa não federal… O BCE [Banco Central Europeu] é mau e tal…

PT – Os recursos marinhos … a Europa… o colapso do sistema financeiro… tomar um conjunto de medidas integradas… passam por questões de crédito bancário, e desagravamento da taxas... Mini-cimeiras e medidas avulsas não resolvem.

PS - O mercado alargou e faltavam os reguladores financeiros da U.E, só haviam os nacionais… mas a U.E  já vai por esse caminho… a esquerda europeia já tinha avisado desde 2000 … a culpa é do ciclo criado pela direita europeia [entenda-se PSD e CDS-PP].

PSD – O G20 … a regulação tem vindo a aumentar… mas é preciso ver o seguinte, falta o toque, em Portugal há reguladores, e o Banco de Portugal não fez nada [BPN e BPP]… o problema nem sempre esta na falta de instrumentos, mas também no seu não uso… não houve competência aqui [entenda-se do PS]

CDU - a estratégia de Lisboa … o PS … liberalizações …. E ainda pioraram a situação… o PCP votou contra, mas o PS, o PSD, e a direita europeia, não… paraísos fiscais, ninguém toca… multas, juros, etc.

POUS – Que regulação financeira é impossível com um BCE assim tão independente que manda nos bancos centrais e decide tudo… mas não é independente da alta finança e dos E.U.A… acabar com o BCE…

CDS-PP – Capitalismo… bla bla… selvagem … bla bla ….regulação… mas o Sr. Vital Moreira, não vê as falhas de supervisão em Portugal… Banco de Portugal…. Banco de Portugal …. Banco de Portugal…. Fátima: Mas e a U.E.?... sim, sim…  os candidatos  da sua lista [por falar em supervisão]… como, Elisa Ferreira, que disse… “Vou lá assinar e quero mas é estar no Porto”...” Pintaram os bairros mas esqueceram-se de dizer que o dinheiro é do PS”… é inadmissível...

PS – … errr… política de verdade… errr… honestidade [?!?!?!?!?] Não há nada que proíba, que os candidatos ao Parlamento Europeu não se candidatem a outra coisa [também não há nada que o recomende]

[barulho … confusão… todos a falar…]

PSD – Vou só dar o nome e volto?… candidata do PS… isto é inaceitável…

PS – Isto é uma exploração pouco séria da honestidade, da verdade… [também acho; mais honestidade do que uma candidata dizer antecipadamente que não vai fazer o que lhe for incumbido através do voto… mas isso é muita verdade]

BE – O problema é a livre circulação do capital…. Todos os governos se ajoelharam perante a grande finança… nada disto podia ter acontecido sem a abdicação dos socialistas de toda a Europa… não devem haver movimentos de capital sem registo… as bolsas são outras formas de paraísos fiscais… não são taxados… especulativos…

[Confusão… todos a falar]

MEP- O dinheiro não é nosso, é de todos… os mais ricos partilharam com os mais pobres [essa é boa]… não estar só na questão da politica [horrível essa coisa da política Sr.ª candidata]… a pedagogia …. O programa do MEP tem uma grande aposta, no reforçar a coesão social e territorial… três velhinhos que com os fundos da Europa… os fundos permitem crescer e criar… e os velhinhos…

PCTP/MRPP - Sou contra a Europa… os fundos foram para onde? … foram para vender o país ao desbarato… o PS e o PSD …  O capital financeiro… não sou contra a Europa [pois…].

PNR – Não aumentar os impostos… concordo com o que o PCTP/MRPP [uma coligação PNR-PCTP/MRPP é que era] teatralização das forças partidárias… não nos consultaram na CEE, no Euro, no Tratado de Lisboa … o BCE  isto e aquilo… temos que combater a Europa lá dentro.

PSD - Devíamos estar a aliviar a carga fiscal [como fez o PSD quando estava no Governo? Melhor ainda, como fez Manela?]… podíamos estar a pagar o IVA com o recibo…

PS – Não devem aumentar os impostos …. Quando a retoma vier … baixar a taxa social única generalizadamente é que não... o PS e é que fez bem e foi selectivo…

PSD – O governo fez foi de forma limitada…

CDS-PP – Não devem aumentar os impostos… quem cria o emprego são as empresas [já ouvimos ainda há pouco]… o Estado está descompensado…  

CDU – Há empresas que continuam a ter lucros enormes… movimentos especulativos… sobre estas coisas deveriam haver impostos…

BE – Aumentar os impostos sobre os rendimentos mais elevados… Brown … Obama… Quem vai pagar a crise? Os pobres ou ricos? Imposto sobre as grandes fortunas…



intervalo



PH – Os impostos não podem aumentar… é melhor trabalhar na eficiência fiscal… mais transparência… estamos a ser dominados pelo paradigma da competição… violência económica… devemos primar pela cooperação… recordar a natureza… a biodiversidade[bem puxado]… nos países muçulmanos os bancos não podem cobrar juros…. Os bancos assim não agem como aves de rapina…. Paraísos fiscais.

PT – Regulação financeira… falência do Banco de Portugal enquanto supervisor… O Estado usa os paraísos fiscais…. A população não pode suportar mais impostos….

MMS – Não se deviam aumentar os impostos… o salário mínimo em Portugal é mais baixo e os preços maiores… a verdadeira questão é a de saber como é que os recursos devem ser utilizados… falta transparência … rigor…

MEP – A questão fiscal é uma questão viciada pois isso não é para os eurodeputados… o papel do eurodeputado pode ser mais próximo do cidadão…

PPM - O tratado de Lisboa tem coisas boas…. Forçar a democracia … de eleição em eleição até que se consiga [viva o povo soberano da Irlanda]… a tal constituição que proíbe o referendo á monarquia, mas não o do Tratado Constitucional Europeu [o Rei vai nu]...

PS – O tratado de Lisboa é bom… o tratado é produto da velha forma como se fez a União… mais democracia… mais transparência… maior governo económico na União… Segurança de fronteiras… é necessário implementá-lo… [Nós Europeus…]

Fátima: U.E. é uma garantia de paz? [sim… vamos às questões de fundo…]

PSD - O tratado de Lisboa é importante para um melhor funcionamento… mais flexibilidade… há soluções do tratado não são as melhores, mas os consensos… foi o possível … não era obrigatório ter havido um referendo… [para quê os cidadãos decidirem sobre o seu futuro?]

CDU – Prometeram ao portugueses realizar um referendo [ao tratado constitucional… então Ilda?] pensam que as pessoas são estúpidas … O Tratado de Lisboa não interessa porque ele aprofunda as politicas que estão na origens da crise… a centralização do poder das grandes potências.  Aprofunda o militarismo crescente…

PSD – Porque é que o PCP não defende um referendo à Constituição Portuguesa? [foi o toque…]

CDU – Bla, bla, bla… [acabo por me fartar… não é?]

CDS-PP – O que mudou entre tratado? O que estava num, estava noutro… se um justificava o referendo, o outro também…. Em termos de boa fé procedimental… Celebramos um contrato com os eleitores… ele deve ser cumprido.

BE – Um problema do PS e PSD … a democracia deles, é uma do deixa connosco. Vital Moreira isto e aquilo… há um motivo adicional para os portugueses irem a votar, que é o de punir quem prometeu e não cumpriu… a mentalidade, a cultura que esta por trás de quem fez depender o tratado do afastar dos povos da decisão é a da arrogância.

PS – Sou acusado de coisas falsas… bla bla… contra a U.E. 

[Confusão,,, tudo a falar… bla bla… mais confusão]

PCTP/MRPP - A última revisão da constituição foi para facilitar o referendo … onde está ele?

[Confusão… etc.]

PS – É anti-democrático fazer-se um referendo sobre um tratado [agora já ouvi de tudo].

PT- O Vital Moreira disse que um povo que quer um referendo é contra a U.E…. A U.E. não acaba sem tratado… todo o processo foi pouco transparente.

PNR – Temos ouvido aqui um europês… nós somos contra o tratado, especialmente se não referendado… a U.E. não serviu de amortecedor para a crise…

POUS – E o dinheiro que foi dado aos bancos? Renacionalização do sector bancário… e seguros… contra o tratado.

MEP – Somos a favor do Tratado de Lisboa… mas, mais importante ainda são os programas Erasmos, Da Vinci … o mais preocupante é esta distância entre a Europa e os cidadãos… e o sentimento de pertença… [e o amor… e os passarinhos].

POUS- Impedir despedimentos [replay…].

MEP – O MEP defende um Estado tanto-quanto [bora pôr isso num cartaz].

PSD – Cada Eurodeputado do PSD terá um conjunto de autarquias a seu cargo… haver renovação de deputados é natural… programa de mobilidade para o emprego… Erasmos de emprego… é fundamental que os portugueses tenham a percepção que os fundos europeus não estão a ser utilizados pelo PS… 2%.

PS- Não é verdade … os fundos comunitários estão ai pelo êxito do governo [mais uma palmadinha nas costas]… eles estão aí até 2013 e não vão embora [qual é a pressa?]

PSD – Houve uma gestão eleitoral do governo… deixou os fundos para a última da hora, mas não foi a tempo.

CDU – Aproximar a população da U.E.: natalidade…. bla bla… sempre que hajam deslocalizações de empresas, reestruturações ou despedimentos, haveria o direito de veto para trabalhadores.

CDS-PP – O Vital Moreira fez uma confissão importante… investiram ainda menos do que tinha dito em debates anteriores [-5%]. Este governo invoca uma crise… o Estado tem oportunidade de injectar liquidez na economia e não investe [na paz Nuno… não há pressa].

BE – É muito difícil resolver os problemas se não os vemos. A Europa tem bons programas … e os maus? O Erasmos é excelente… mas e Bolonha? Transformaram o ensino em mercadoria…

PCTP/MRPP – O problema do Tratado de Lisboa é o mesmo do problema dos cidadãos aqui levantado por Laurinda Alves. [Sem tirar nem pôr]



intervalo



PS – Este debate demonstra que é possível discutir com decência as propostas [estava a pensar nisso agorinha mesmo]. Os grandes protagonistas a nível da União são a esquerda e direita europeias [entenda-se PS, PSD, e PP]. Devemos apostar na mobilidade social… dos trabalhadores… dos estudantes… [dos partidos…]

MMS – Portugal só pode ser maior através de uma Europa maior… os portugueses não estão mobilizados … a mudança é imperativa para que as coisas mudem [isso é profundo].É preciso construir uma Europa de igualdade de padrões… os portugueses só podem mudar com o voto… os consulados funcionam mal… precisamos de um Simplex europeu [mas é que não faltava mais nada]. É necessário um contrato de confiança entre o candidato e o eleitor. [o contrato de confiança existe, quando houver confiança… também sei ser profundo]

PPM – Devem votar no PPM para não ser mais do mesmo. Se a RTP nos desse mais voz, todos nós estaríamos no Parlamento Europeu [ou não]. Uma união livre da nações soberanas… um deputado monárquico vale mais do que 20 republicanos [Sir Deputado].  

PH – O nosso projecto… escala mundial… para superar a violência… um sim que sai de dentro [é melhor ficar cá fora porque ninguém te percebe]. Desarmamento nuclear… direitos humanos… imigrantes… futuro multicultural… sim a uma Europa sustentável, ambiental e social. [pronto… agora vai para a caminha, vai]

POUS – As pessoas irão ou não votar [não acredito] … o POUS não pede o voto [fiquei sem reacção]… estamos na campanha para ampliar a batalha politica e social [para fazer número, portanto]. Proibir os despedimentos… privatizações… dissolver o BCE. [eu dizia-te o que é que eu dissolvia] 

PNR – A U.E. prejudica Portugal. É tempo das pessoas procurarem para que a culpa não morra solteira. Propomos uma voz diferente… insegurança… criminalidade [militantes armad… enganei-me]. Ontem, Setúbal e tal [já estava à espera]. Reforço dos meios policiais… redução da imputabilidade para os 14 anos… menos imigrantes… [mocidade portuguesa…]

PCTP/MRPP – Os imigrantes são mal tratados no SEF [lá se vai a coligação PNR-PCTP]. Votar  no pctp/mrpp pode ser uma tribuna importante[pode ser e pode não ser]. Para vermos que afinal tínhamos razão… semana de trabalho de 30 horas… salário mínimo europeu… crédito bancário … as taxas de juros mais baixas para Portugal…

PT – Mais transparência nas instituições europeias… que as leis sejam feitas pelas pessoas eleitas e não pelas nomeadas… gestão dos recursos marinhos…

CDS-PP – Votem porque os deputados do CDS, fazem a diferença. O PS e o PSD são diferentes mais iguais… o CDS tem reservas em relação à adesão da Turquia [malandreco o nosso presidente].

CDU – Um voto na CDU é a ruptura com estas politicas que destruíram, isto e aquilo… defesa dos interesses nacionais… os deputados da CDU trabalham e apresentam isto e aquilo… aprofundamento da democracia... uma Europa de Estados iguais e soberanos… [viva à china]

BE – A direita que oiça os Bispos sobre a questão da segurança [parti-me a rir]. Os políticos perderam a confiança dos cidadãos… não devemos premiar os políticos que têm responsabilidade na crise.

PSD – Ficam claro dois modelos… o das grandes obras publicas, do desperdício [do lobo mau]… o PS não fala na questão do Durão Barroso… Há o modelo das propostas concretas [do lobo na pele de cordeiro]… o combate da pequena e média criminalidade a nível europeu… há um voto que faz a diferença e que pode impor a mudança… o do PSD. [pois é…]

MEP – Uma Europa de rosto humano… olhar para os pais fundadores… partilhar… paz… lógica de solidariedade e interdependência [prometi-me que não ia fazer isto…]… a história da Europa comove… os políticos visionários e humanistas… comunidade de povos e pessoas… há os imigrantes para acolher [satisfeita Laurinda? Já estou a chorar]… unidade na diversidade… [sempre achei que estes debates apelavam ao coração]

 

 

Sem comentários: