segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Go Portugal 2009!!!


Estas foram umas eleições autárquicas que comprovaram a existência de somente três partidos com implantação autárquica, PSD, PS e PCP..

Ao contrário do que poderíamos pensar, o PSD não foi hegemónico, sendo obrigado a partilhar a vitória com o PS. O PSD obteve o maior número de câmaras e freguesias [desce de 157 para 140]. O PS subiu em número de presidências, e obteve maior % de votos.





Lisboa

Em Lisboa, Ganhou com maioria absoluta o triunvirato Costa – Roseta – Sá Fernandes, e Costa [Octávio do 2º triunvirato] já prometeu que vai trabalhar “com todos”.


Santana Lopes por sua vez agarrou até à última a possibilidade de vir a ganhar, isto a julgar pela demora em fazer declarações e pelas idas e vindas constantes entre “sedes” [1; 2].

E já que falo no assunto, estas idas e vindas foram o centro de um grande momento televisivo [na SIC]:

Santana Lopes - “Eu explico. Ali é o meu escritório de candidatura (…) depois abrimos ali a sede, que é mais para o público, digamos assim.”
Jornalista – “Vai quê? Vai à casa de banho ali, vai comer qualquer coisa?”
Santana Lopes – “Não Não, é onde tenho a central de coordenação dos dados que vão chegando(…)


Santana perdeu, isto apesar de “abraços de amigos” [irresistível], e acabou por reconhecer a derrota, afirmando que irá ponderar assumir a vereação, não deixando de nos premiar com uns toques conspirativos sondagísticos [à moda do CDS-PP],  isto com a CDU à mistura.

Ainda em Lisboa a CDU e o BE elegeram a bipolarização da campanha eleitoral como a culpada pelos seus resultadinhos.


Porto


No Porto, Rui Rio ganhou renovando a maioria absoluta.

Quanto à derrota de Elisa Ferreira [que a esta hora já deve estar no avião atrás da “gamela” europeia…] esta teve um sabor de conflito, com Renato Sampaio [líder da federação do PS-Porto], a acusar os militantes do partido de “não se terem empenhado tanto quanto deviam na candidatura”, e com Orlando Soares Gaspar [líder da concelhia socialista do Porto], a deitar as culpas em Elisa Ferreira.



Prestações dos autarcas a contas com a justiça

Avelino Ferreira Torres saiu derrotado em Marco de Canavezes


Fátima Felgueiras tinha muito peso no seu “saco azul”, algo que não permitiu que passasse a meta em primeiro:
- “Aceitei recandidatar-me á câmara municipal (…) Não foi essa a vontade dos felgueirenses. Naturalmente que a minha disponibilidade era apenas a de prosseguir o projecto como presidente de câmara, respeitando naturalmente que não sendo essa a vontade dos felgueirenses, o meu projecto terminou aqui.”

Tradução Politikae:
- Não me querem para presidente, vou fugir para o Brasil…


Valentim Loureiro reconquista Gondomar. "Ganhámos, ganhámos, ganhámos!" [e sem eletrodomésticos]


Isaltino Morais deu uma lavagem a Marcos Perestrello com uma maioria absoluta:

“Numa campanha onde os nossos adversários apostaram mais na minha desonra pessoal do que na mais valia das ideias, os oeirenses responderam por nós(…) Disseram sim a quem lhes resolve os problemas(…)”

Tradução Politikae:
Com estas declarações não são necessárias quaisquer traduções…



Os outros das autárquicas


O CDS-PP, munido de uma câmara, falou em subida moderada.

O BE, também munido de uma câmara, falhou a fasquia de Lisboa e Porto imposta pelo próprio líder.







Acabaram as eleições e agora Política “as usual”. O que significa, “Aberta época de caça à liderança do PSD”.


Menezes

“Penso que é preciso mudar de rumo. (…) Ficar agarrado aos lugares, acho que será um mau serviço ao PSD (…) Eu penso é que é preciso mudar rapidamente. Nada de Maio e nem de Junho, não há que haver intervalos (…)”

Luís Filipe Menezes elogiou Ferreira Leite pela escolha do candidato às eleições europeias… [o mas é que são elas] … “(…) agora dizer que a Dr.ª Ferreira Leite teve mérito nas autárquicas, por amor de Deus, isso realmente será uma brincadeira.”


Passos Coelho

Voltou a bater nas inocentes ideias de "novo ciclo" e repensar o partido, sem adiantar muito… [até já saliva]… a não ser que é necessário um debate calmo, sério, elevado e com rigor [estará a falar do PSD?].


Miguel Relvas

Relvas considerou que a liderança social-democrata "não pode ser autista" em relação aos resultados das eleições autárquic


1 comentário:

Maria Lourenço disse...

Bem....Muito bem...! Em que Câmara se pode comprar a licença de caça?