segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Clientelismo na Madeira


O fenómeno do clientelismo é algo, a bem dizer… nojento. A Madeira sofre deste mal, muito por causa de Alberto João Jardim e da matilha que o acompanha com a língua de fora à espera de lamber isto e aquilo. O facto de o poder se ter mantido sob a mesma alçada durante anos e anos, ajudou a solidificar o clientelismo e a lambebotice, agora já instituída. Por esta razão, existem um conjunto de galfarros que pairam sobre a ilha, como se fossem donos da mesma, prontos a cuspir veneno a quem se lhes opõe. A cunha é essencial para conseguir seja lá o que for e as pequenas corrupções abundam.

Isto é tudo muito bonito, porém na verdade o problema não se limita à Madeira; é um mal português esta coisa dos clientelismos [cunhas, etc.]. Certo é, que pelas suas características torna-se mais fácil apontar o dedo à Madeira, mas não se enganem… o problema é Nacional. Santos Silva afirmou que é necessário "livrar a sociedade madeirense da actual rede de clientelas sorvedoura de dinheiros públicos". Acho bem… desde que não seja para substitui-la por outra rede, comandada pelo PS.

Já agora… se a direcção nacional do PS, "não tirou férias e não desertou do debate político", nem imagino o que seria se o tivesse feito….

Sem comentários: