segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Desacordo



Aparentemente 28 anos de governação irresponsável e extremista que levou o país ao estado de decadência em que agora se encontra não é o suficiente para Robert Mugabe o democrata do Zimbabwe, pois este mostra-se irredutível no que toca à manutenção de um poder efectivo sobre o país, à revelia de qualquer acordo.
Com Mugabe na Presidência, Tsvangirai como Primeiro-ministro e Mutambara [facção dissidente do MDC] como seu adjunto, o governo dividir-se-ia com 15 ministérios para o partido de Mugabe, 13 para o de Tsvangirai e 3 para o de Mutambara. O verdadeiro problema está não no número de ministérios, mas em quais os ministérios que cabem a quem.


A ideia de Mugabe é a de manter o controlo sobre ministérios chave, como o da Defesa, do Interior e da Segurança do Estado, dos Negócios Estrangeiros, e da Administração Local, deixando para a oposição os restantes, como o dos Assuntos Constitucionais e Parlamentares, da Economia, do Trabalho, ou da Educação. Morgan Tsvangirai que não está pelos ajustes, ameaçou perante 8000 simpatizantes romper o acordo, caso Mugabe mantenha a atribuição unilateral de pastas, já condenada pela U.E. [e por todas as pessoas que tenham pelo menos meio neurónio activo].
Aguentem o tempo que for necessário, o Zimbabwe não tem pressas:

Sem comentários: