terça-feira, 12 de agosto de 2008

Beber = Vandalismo?

Macário Correia [autarca de Tavira e presidente da Área Metropolitana do Algarve] anda preocupado com o alcoolismo nocturno de jovens espanhóis, que aproveitam a ligeireza portuguesa para virem se embebedar para as nossas praias. Em reposta a isso pede maior atenção sobre a legislação espanhola, como por exemplo, a lei sobre as actividades de ócio em espaços abertos [que proíbe a permanência e concentração de pessoas que se encontrem a consumir bebidas alcoólicas em espaços abertos].
De acordo com o autarca, "as madrugadas com ruído e com álcool acabam sempre em vandalismo e em desordem pública". Não sei quantas vezes o autarca foi para a praia [ou para outro lugar público] beber com amigos, mas eu já fui algumas e posso garantir que nem eu nem as pessoas que estavam comigo, estiveram alguma vez envolvidos em actos de vandalismo e desordem pública.
É preciso controlar o "fenómeno", concordo. O que não significa proibi-lo. É com demasiada facilidade que se fala em restrições à liberdade. Todos os caminhos que contornem a restrição das liberdades são bem vindos.

Sem comentários: